Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
No início deste mês, oito colégios de Santa Maria foram selecionados para receber o selo do Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco). Sete delas são da rede municipal, e uma é da rede privada.
O certificado foi entregue em encontro realizado em Salvador, na Bahia, nos dias 12, 13 e 14 deste mês. Para receber a premiação, as instituições foram avaliadas e tiveram que comprovar, em nível nacional e internacional, que seus projetos se enquadram nos quatro eixos temáticos propostos pela Unesco: sustentabilidade, problemas mundiais, cultura de paz e intercâmbio cultural.
Professor aponta erros frequentes e dá dicas para caprichar na redação do Enem
- Em outubro de 2016, teve início o processo de avaliação das escolas para receber a certificação. No ano passado, a Escola Municipal Borges de Medeiros recebeu o selo e, neste ano, outras oito instituições da cidade foram inseridas e certificadas - comemora a secretária de Educação, Lúcia Madruga.
ALTINA TEIXEIRA
A partir de hoje, o Diário vai contar a história de cada escola contemplada com o selo da Unesco. A primeira delas é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Altina Teixeira, localizada na Vila Caramelo, no Bairro Juscelino Kubitschek, região oeste de Santa Maria. Por meio de projetos realizados em conjunto por alunos, professores, pais e comunidade, a instituição é um exemplo nas ações extra-classe, com foco no meio ambiente e na sustentabilidade. Hortas verticais, aproveitamento de espaço, jardim no pneu, brechó, reciclagem e incentivo à leitura estão entre os exemplos que foram considerados para a certificação.
- Trabalhamos, há muitos anos, com projetos sustentáveis, mas eles ainda não haviam sido divulgados. Quando tomamos conhecimento de que poderíamos ser premiados por essas ações, colocamos no papel e enviamos a documentação. Dessa forma, conquistamos o selo, assim como outras escolas - afirma o diretor, Dilmar Diniz da Silveira.
Mais de mil pessoas debatem a educação na era tecnológica
A escola conta 390 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A conquista do selo, pela Escola Borges de Medeiros, no ano passado, foi um incentivo a mais para a comunidade escolar da Altina Teixeira.
- Foi inserido, no contexto do cuidado ambiental, a parte ética, onde trabalhamos com a comunidade. Temos um projeto que trabalha com valores que culmina com uma visita a instituições carentes, para que os alunos realizem trocas - declara a vice-diretora do colégio, Candida Ribeiro.
Anualmente, a escola organiza um passeio ciclístico, geralmente na Semana da Pátria, que, neste ano, reuniu quase mil pessoas. A ação engloba temas como a preservação ambiental por meio do descarte correto de lixo e reciclagem.
ESCOLAS CONTEMPLADAS
Da rede municipal
- Altina Teixeira
- Vicente Farencena
- Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
- Chácara das Flores
- José Paim de Oliveira
- Pão dos Pobres
- Intendente Manoel Ribas
Particular
- Santa Catarina
PREMIAÇÃO
- O selo é uma certificação internacional que procura incentivar as escolas a praticarem ações que se enquadrem nos pilares da Unesco, que são: sustentabilidade, problemas mundiais, cultura de paz e intercâmbio cultural
- O reconhecimento foi entregue nos dias 12, 13 e 14 deste mês, em Salvador, na Bahia, e contou com a presença de representantes das oito escolas da cidade, além da titular e da adjunta da Secretaria de Educação de Santa Maria, Lúcia Madruga e Maria Goretti Rocha Farias